PÁTIO OSASCO OPEN MALL – ESPAÇO KIDS

Local: Osasco – SP
Área:
Ano: 2023
Atuação: Projeto.

——————

A proposta organiza o programa a partir da introdução de elementos lúdicos sobre pavimentação emborrachada com desenho geométrico multicolorido, proporcionando atividades diversas. Equipamentos de mola, labirinto horizontal, jogo de amarelinha e áreas de estar definem a ocupação do plano.

O mobiliário fixo em madeira laminada compõe percursos e apoios, demarcando a circulação e criando zonas de permanência. Vasos com vegetação de médio e grande porte são distribuídos de maneira estratégica, funcionando como barreiras físicas e articulação espacial.

A intervenção respeita a estrutura existente, utilizando colunas e limites construídos como elementos de composição.

HALL DOS ESCRITÓRIOS

O hall de entrada foi concebido como elemento de transição entre o espaço urbano e os ambientes internos de um empreendimento multifuncional que integra áreas comerciais e corporativas. A proposta arquitetônica valoriza a leitura clara das circulações.
A composição espacial parte da integração entre revestimentos em madeira natural, iluminação e a paginação do piso, amplia a percepção espacial e facilita o fluxo de usuários em horários de grande circulação.

A comunicação visual integrada ao projeto arquitetônico atua como guia de orientação funcional. O painel verde vertical atua como plano de destaque para a sinalização corporativa e comercial dos pavimentos. A iluminação linear embutida em sancas e perfis metálicos desenha a volumetria do teto, estabelecendo ritmo e direcionamento no percurso dos usuários.

PRAÇA CENTRAL

A praça central foi desenvolvida para oferecer um espaço agradável e convidativo, onde o layout prioriza a circulação fluida, garantindo acessibilidade e conforto para diferentes perfis de frequentadores.

A geometria adotada – composta por anéis concêntricos – organiza o espaço, facilitando o fluxo de usuários e permitindo múltiplas configurações de mobiliário.

O projeto de piso combina diferentes materiais e tonalidades – intercalando áreas de pedra natural, blocos intertravados e concreto pigmentado. A implantação de sombreamento por meio de guarda-sóis circulares e o mobiliário em madeira tratada (bancos, mesas e assentos individuais) asseguram flexibilidade de uso.

A vegetação foi selecionada com base em parâmetros de baixa manutenção, resistência ao ambiente urbano e potencial de sombreamento, criando microclimas mais confortáveis ao longo do dia. A iluminação embutida no piso central e nas floreiras assegura funcionalidade noturna sem comprometer a estética.